segunda-feira, 29 de março de 2010

Natal do Jardim

Nos últimos dois anos sou a ajudante do Papai. No primeiro ano fui pega de surpresa, em dezembro de 2008 e não puder preparar um figurino ideal. Me pediram para ajudar o Papai a entregar os presentinhos para as crianças de todas as salinhas dos dois turnos do Jardim, o senhor que é o Papai Noel há algum tempo nesse Jardim tem dificuldade com a visão e a proposta era a de ajudá-lo a ler os nomes para chamar cada criança e dessa forma ele realizar a entrega.
Em 2009, com o andamento do meu trabalho, já havia ficado combinado a tarefa e me preparei melhor, me dediquei com o figurinho e no dia combinado lá eu estive e novamente foi muito emocionante.

Natal de 2008



Natal de 2009



Festa de Páscoa

Para a Páscoa ajudei na preparação das lembrancinhas para as crianças. Preparamos as orelhinhas e o enfeite que envolveu o ovo de páscoa.
No dia da festa as crianças cantaram a música com tema da páscoa, usaram a orelhinha e ganharam de lembrança um delicioso ovo de chocolate.






City tour por Brasília

Um dos projetos da escola é realizar um passeio pela cidade na semana do aniversário de Brasília, nessa atividade fiquei responsável juntamente com a professora por acompanhar e cuidar dos alunos durante o passeio. Orientar nas visitar, a servir o lanchinho e levar ao banheiro quando necessário.


Preparação de figurinos dos alunos

No meu trabalho voluntário, fiz diversos trabalhos como participar do semana das crianças, preparando a decoração juntamente com a Tia Jú, confeccionei o Castelo de TNT. Ajudei também arrumando as crianças, maquiando as meninas e me vestindo para desfilar com todos no Baile de Gala em comemoração ao Dia da Criança do Jardim de Infância.



segunda-feira, 22 de março de 2010

O Projeto

O meu projeto trata da importância de ser voluntário e de ensinar para muitas crianças que ajudando os outros podemos ter um mundo melhor.
Com o escotismo aprendi que quanto mais aprendo, mais posso ajudar o próximo e por isso estou presente em diversas atividades de um Jardim de Infância da rede pública do Distrito Federal.
Acredito que a educação de valores por meio de exemplo será um ensinamento importante para as crianças crescerem com espírito de colaboradores e poderão fazer a mesma tarefa. Com isso, pretendo divulgar para meus amigos e familiares que todos nós podemos nos envolver e ajudar uma escola com objetivo de alcançar educação de qualidade para todos.
City tour no aniversário de Brasília

Video promo "Objetivo 2 do milênio" por Camila Pitanga

Segue abaixo o link com o vídeo promocional de divulgação do Objetivo que eu escolhi:
Educação de qualidade para todos "

Objetivo do milênio escolhido para o projeto.

O objetivo do milênio que escolhi para a realização do meu projeto do Escoteiro da Pátria foi o Objetivo 2: " Educação básica de qualidade para todos", pois desde abril de 2007 já venho prestando um trabalho voluntário em um Jardim de Infância da rede pública aqui do Distrito Federal.
Clique na imagem para ampliar.

Objetivos do milênio

Realizei uma pesquisa sobre os objetivos do milênio, onde encontrei muitas coisas interessantes e achei legal publicá-las aqui.

"Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.
Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.


A REDE BRASIL VOLUNTÁRIO, que congrega centros de voluntariado de todo o Brasil, consciente da importância desse projeto, criou este site para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM.
Aqui você encontra exemplos de como muitos já estão contribuindo para que o Brasil alcance esses objetivos. Para mais informações sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, entre em contato com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento pelos sites www.pnud.org.br ou www.odmbrasil.org.br ."


domingo, 14 de março de 2010

Escoteiro da Pátria

Distintivo de Escoteiro da Pátria




Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao sênior especialmente recomendado pelos Escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa; portador do Cordão Dourado; que possuir pelo menos uma Especialidade em cada Ramo de Conhecimento; pelo menos 4 (quatro) do Ramo de Conhecimentos SERVIÇOS, todas no Nível 3; e participar de um PROJETO, sozinho, com sua patrulha ou equipe de interesse, nas seguintes condições:



cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por uma comunidade diferente da sua;

que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pelo Chefe de Tropa;

cuja execução ocupe um período mínimo de 4 meses de duração;

que seja aprovado pela Assembléia de sua Tropa,

cujo conteúdo esteja relacionado a uma das Prioridades do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas; e

que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.

São Prioridades do Milênio:

Objetivo 1 • Erradicar a extrema pobreza e a fome;

Objetivo 2 • Atingir o ensino básico universal;

Objetivo 3 • Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;

Objetivo 4 • Reduzir a mortalidade na infância;

Objetivo 5 • Melhorar a saúde materna;

Objetivo 6 • Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;

Objetivo 7 • Garantir a sustentabilidade ambiental;

Objetivo 8 • Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.



É um distintivo em forma de elipse, com eixos horizontal e vertical medindo, respectivamente, 5 cm e 6 cm, debruada em ouro, bordada sobre tecido verde; o interior da elipse é ocupado pelas Armas da República, bordadas em ouro e prata sobre fundo verde, usado na manga direita da camisa. Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar a Insígnia de B-P ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Pioneiro.

 
 
fonte: POR - Regra 157 - Distintivos especiais, III - No Ramo Sênior, Letra E, p. 57